Uma grande dificuldade que os carimbeiros enfrentam, é a confecção da borracha com perfeição, pois não é nada agradável você termina de fazer a borracha do seu carimbo, ter gastado tempo e material, e não ter o resultado estimado obtido.
Às vezes nos perguntamos o por que de não te dado certo, se seguimos todos os passos corretamente.
Se deparando com essas necessidade hoje vamos te ensinar a confeccionar borrachas perfeitas, tudo isso com algumas dicas simples e eficazes.
1- Arte
Tudo se inicia na hora de fazer a arte, o recomendável é optar por fontes claras, evitando as cursivas, procure aumentar o contraste e diminuir o brilho para logos. Ajuste para máxima escala (100%) de nível de preto, assim evitando que nenhuma fonte de luz passe pela área preta. Opte em utilizar as impressoras a laser, o sistema Stamp Set poderá atender suas necessidades.
2-Tempo de exposição
O tempo de exposição necessário está diretamente relacionado com a qualidade de impressão do fotolito e as condições das lâmpadas UV.
Alguns itens que pode influenciar na qualidade de seus fotolitos como: gramatura do papel vegetal, software utilizado, limpeza dos vidros, temperatura do ambiente.
-Em caso do carimbo ficar chapado (letras muito baixas), pode-se diminuir o 1o tempo em cerca de 3 ~10 seg.
– Se as letras estourarem (letras muito altas), pode-se aumentar o 1o tempo em cerca de 3 ~10 seg.
– Temperaturas abaixo de 15° C – Pode-se aquecer o foto polímero, antes de iniciar o processo.
3-Lavagem
A última dica não menos importante é finalização. Para se ter borrachas consistentes é essencial lava-las com um pincel com as cerdas cortadas ou um pincel mais duro para que fique mais firme, após isso é essencial à aplicação do Póst-Ex, diluído em água na proporção, para que não fique grudando e dar firmeza nas letras e por fim seque a placa com um secador de cabelo ou jornal.
Agora você nunca mais terá problema ao fabricar Carimbos!