Atendimento online via chat
Atendimento: (11) 2559-7070

História do Carimbo

Para quem não conhece, os carimbos são utilizados desde a antiguidade. Os primeiros relatos de carimbos que se tem história remontam de mais de 3.000 anos A.C. na Mesopotâmia, onde utilizavam gravuras escavadas em rolos de pedra.

Este é o mais antigo artigo para escritório, e que até hoje permanece. Alguns carimbos resistem ao tempo e a modernidade estética por mais de 100 anos sem modificações, como é o caso dos carimbos de madeira e borracha, subproduto surgido a partir da invenção do processo de vulcanização em 1844 por Charles Goodyear. Atualmente os carimbos de madeira têm sido parcialmente substituídos pelos carimbos de plástico auto-entintados que possuem almofada embutida.

No Brasil a transformação mais profunda no setor iniciou-se em meados de 1994 com a chegada das primeiras máquinas de confecção de carimbos por fotoexposição e a chegada dos primeiros carimbos auto-entintados.

Este novo processo feito com a ajuda de computador veio substituir o processo até então utilizado pelas carimbarias que fabricavam seus carimbos através de composição tipográfica. Neste processo, era criado o molde dos tipos em gesso ou baquelite para só então ser vulcanizado. Um processo especializado, trabalhoso e demorado.

Além do processo em fotopolímero, o mercado dispõem também do sistema Flash para fabricação de carimbos pré-entintados (que recebe tinta diretamente na borracha, dispensando o uso de almofada) sem relevo, bem como o processo de fabricação utilizando laser CO2, porém pouco usado devido o alto custo do equipamento.

Sobre o setor, existem poucas estatísticas ou números precisos, estima-se que no Brasil existam aproximadamente 10.000 carimbarias. Neste número, encontramos uma parcela expressiva de empresas com mais de uma atividade agregada, como chaveiros, papelarias, copiadoras e gráficas.

Para quem quer iniciar um negócio neste ramo

Inicie revendendo os carimbos de algum fabricante local para conhecer o potencial e evitando investimentos em equipamentos. Muitas empresas como papelarias, preferem terceirizar este tipo de serviço, pois, não perdem o foco de seu negócio principal. O investimento é pouco e o retorno é lucrativo. O maquinário cabe em qualquer lugar e você pode ter seu empreendimento até em sua residência.

Televendas (11) 2559-7070

Representantes comerciais

Horário de atendimento de Segunda a Sexta, das 8h às 17h